terça-feira, 26 de junho de 2012

Quarto do bebê sem berço e Proposta Montessori

Nos últimos meses estava um pouco chateada porque, devido ao tamanho do meu "apertamento", não conseguiria fazer um quarto para a bebê nos moldes que sempre sonhei e isso incluia não ter um berço para ela nanar. Tive que optar por comprar um guarda-roupa novo e por isso tive de fazer essa escolha.
Maaasssss....algum tempo atrás descobri que o quarto sem berço é muiiiito estimulante para o bebê e por trás disso vem a proposta montessoriana. Para quem não conhece, Maria Montessori foi uma médica italiana que mudou todo o foco de educação para crianças, baseado na liberdade vigiada. A médica acreditava que o berço é como se fosse uma jaula onde o bebê ficava aguardando alguém para tirá-lo de lá.
Na realidade o método Montessori engloba muito mais coisas do que descreverei aqui, mas para quem já se interessa pela proposta há muito que se aprofundar por vários sites e blogs.

Imagem: Flickr.com


Proposta de um quarto Montessori

No lugar do berço pode-se colocar futons ou mesmo colchão no chão;
Espelho horizontal próximo a cama;
Prateleiras baixas com mobiliário infantil;
Tapete, tatame, EVA, vinil;
Móbile acima da cama;
Quadros e/ou gravuras em baixa altura, de preferência na linha dos olhos do bebê

Flickr.com

Flickr.com

Flickr.com
Flickr.com
É claro que a primeira vista e aos olhos dos adultos o quarto perfeito seria berço, comoda, prateleiras altas, guarda-roupas....mas será que tudo isso agrada quem realmente precisa agradar? Aos nossos bebês?
Aposto que eles irão ser muito mais estimulados tendo tudo à mão e com a possibilidade e liberdade de se locomover com mais facilidade.
Dê preferência a brinquedos educativos e por faixa etária, brinquedos musicais e o importante, sempre os apresentando à criança em sistema de rodízio para que a mesma não enjoe rápido.

Depois que li alguns blogs e sites, me apaixonei pelo método Montessori, inclusive já faço parte de um grupo no facebook que mostra lindos espaços, brinquedos, escolas que aplicam o método e uma mãe compartilha suas experiências com outras.

Assim que for adquirindo mais informações vou postando por aqui!

Beijos e até o próximo post!

4 comentários:

Thatá disse...

Adorei!!To tentando deixar as coisas assim para meu filho!!Mas, no meu caso, tento fazer isso na sala, pois é o maior lugar da casa e onde ele brinca mais =)
Bjoo!

Karin Ramiro disse...

Thatá

Estamos no mesmo barco...minha filha deve nascer nos próximos dias e a opção para espaços pequenos é criar um lugar na casa ou apartamento onde ela possa ter mais liberdade de locomoção e onde possa explorar o ambiente.
Obrigada pela visita ao blog!
Bjs

Nádia disse...

Linda postagem! Sou uma das moderadoras do grupo do Facebook "Montessori para Mamães". Atualmente somos 2.000 membros, pais e educadores montessorianos trocando dicas e experiências online! Participe tb!
https://www.facebook.com/groups/131727546931915/

Karin Ramiro disse...

Nádia, obrigada! Vindo de vc me sinto lisonjeada! Já faço parte do grupo no facebook e recomendo as mamães de plantão!!! Bj